Monômios
MONÔMIO é uma expressão de um produto de vários fatores, alguns dos quais podem ser representados por símbolos, nomes, e principalmente por letras e números.
Exemplos:
3♥ , 2bichinhos, 5y, - 4xyz, ax, by
Como vemos, um monômio contém duas partes: a primeira, geralmente numérica, representada por um número ou por uma letra do início do alfabeto, chamado coeficiente. E a outra parte que representa uma ou mais unidades, nomes, variáveis, incógnitas e geralmente aparecem como uma ou mais letras parte literal.
Num monômio, suas duas partes são justapostas e isso significa que estão se multiplicando. A justaposição indica multiplicação.
No exemplo acima, 5y indica que estou multiplicando a incógnita ou a variável y por 5. – 4xyz significa que estou multiplicando – 4 por x e também por y e também por z.
Variável: símbolo gráfico ou letra (geralmente do final do alfabeto) que representa uma quantidade que pode variar (ter vários valores). No dicionário está: Sujeito a variações. Símbolo dos elementos de um conjunto.
Incógnita: Geralmente representada por uma letra (do final do alfabeto), da qual se quer saber seu significado ou o valor que representa. No dicionário: Desconhecido, ignoto.
Esse conhecimento é realmente muito importante para aprendermos a resolver uma infinidade de problemas matemáticos, mas também importante porque nos orienta o raciocínio como forma de buscarmos a solução para a maioria dos problemas. Você já ouviu dizer que “esse é o x da questão!”.
al01