Grandezas e Regra de Três
Grandezas
Tudo que pode ser medido e contado nós entendemos como grandeza. As grandezas são variáveis. Elas podem ser aumentadas ou diminuídas. Exemplos são: Volume, comprimento, largura, peso, massa, superfície, velocidade, tempo, etc...
Regra de Três Simples
A Regra de Três Simples é um processo de resolução de problemas onde sabemos três informações, e a partir delas descobrimos, calculamos, uma quarta informação, ou a solução do problema.
Para utilizarmos a regra de três, são necessários quatro passos, a saber:
1º - Ler o enunciado do problema com atenção e reconhecer que pode ser resolvido por regra de três. Se o problema fornece três informações e pede uma quarta, desconfie que a solução pode ser por regra de três.
2º - Elaborar uma tabela com duas colunas (quando for regra de três simples), e duas linhas, onde cada coluna conterá uma espécie de informação. Na segunda coluna terá a informação de outra espécie, correspondente a informação da primeira coluna. A quarta informação, aquela que queremos descobrir, o x da questão, é uma incógnita, que pode ser o X ou outro nome conforme sua escolha.
3º - Verificar se essas grandezas que tabelamos, são proporcionais ou inversamente proporcionais.
Grandezas proporcionais
É a relação entre grandezas que implica na dependência entre elas. O que acontece com uma, certamente favorecerá alguma ocorrência com a outra.
As grandezas podem ser proporcionais, “quanto maior uma, maior também será a outra”, ou, menor uma, também menor a outra.
Exemplos:
Quanto mais estudo, mais aprendo.
Quanto menos trabalho, menos eu ganho.
Há grandezas inversamente proporcionais, “quanto maior uma, menor será a outra”, ou vice-versa.
Exemplos:
Quanto mais água eu gasto, menos água eu tenho.
Quanto maior a minha velocidade, menor é o tempo que eu gasto para chegar à escola.
Tabulando os dados, costuma-se indicar com uma seta no sentido da grandeza maior em cada coluna. Se as setas têm o mesmo sentido, as grandezas são proporcionais, se as setas têm sentido contrário, as grandezas são inversamente proporcionais.
Estabelecida a proporção, equacionamos e resolvemos a equação.
Veja exemplos nas próximas duas páginas. Exemplo 1 e Exemplo 2
al05