Inequações
Inequação: Como diz o nome, não é equação (igualdade), é uma Inequação, (desiqualdade).
Duas grandezas, a e b, quando comparadas podem apresentar os seguintes resultados:
Vamos mostrar INEQUAÇÕES entre expressões algébricas, inicialmente expressões de 1º grau.
Exemplos:
Para que serve?
O ser humano compara tudo! todas as ciências se valem de comparações em seus estudos ou pesquisas: maior lucro, menor prejuízo, maior umidade do ar, menor infestação de bactérias, são exemplos do que ouvimos e vemos em váriadas situações.
É extremamente importante quando expressamos um evento com uma expressão algébrica, porque assim podemos comparar e obter o melhor resultado.
Como calcular?
Calcula-se como se calcula uma equação (veja equações), porém com o cuidado em estabelecer a comparação adequada quando multiplicar ou dividir a expressão por números negativos.
Exemplo:
Suponhamos a expressão - 2x + 1 > 0 . Ao calcularmos com as técnicas da equação veremos
- 2x + 1 - 1> 0 - 1 → - 2x > - 1 . Até aqui está certo. Agora temos que dividir ambos os membros da inequação por - 2, pois temos que obter o valor de x, e portanto vamos inverter a desigualdade.
Invertemos a desigualdade, porque multiplicando ou dividindo por um número negativo estaremos trabalhando com os opostos dos valores apresentados.
Podemos mostrar melhor se traçarmos o gráfico da função afim
f(x) = - 2x + 1
Notamos que no gráfico acima, qualquer que seja x < 0,5 a inequação
- 2x +1 < 0 é verdadeira, ou seja, a desigualdade é verdadeira.
Ao analisar o gráfico acima estamos fazendo o "ESTUDO DOS SINAIS DA FUNÇÃO", mas também queremos mostrar que a solução apresentada da inequação está correta.
al15